Acupuntura Médica: Alívio das dores através da Medicina Chinesa

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, sendo usada para aliviar e tratar dores e doenças. Atua sobre cefaléia, asma, rinite passando pela ansiedade, tabagismo e doenças mentais.

Apesar de ser elevada como especialidade médica no nosso país há mais ou menos vinte anos, a acupuntura é na realidade parte da chamada Medicina Tradicional Chinesa (ou simplesmente MTC).

A MTC se constitui em um modelo fisiológico do organismo baseado nas teorias próprias do taoismo, como o Yin – Yang, o ciclo de cinco elementos e relações entre órgãos e vísceras. Baseados nas mesmas teorias estão outros métodos terapêuticos, como as diferentes formas de massoterapia (Shiatsu, Tui-ná e Do-in), a fitoterapia chinesa e mesmo os métodos de promoção de saúde, como Lian Gong, Chu kung.

Acupuntura, então, é um método para influenciar e regular o funcionamento do organismo através do estímulo de agulhas, segundo as teorias da MTC, favorecendo o tratamento de doenças, sejam elas físicas ou puramente mentais.

Dentre as doenças comumente tratadas com acupuntura estão as variadas formas de dor como as tendinites, a ciática e dores nas costas e no pescoço. As diferentes formas de cefaleia, sejam migranosas ou não, podem ser tratadas com a acupuntura também. Dentre as doenças metabólicas a asma, a rinite, a obesidade  e o vicio do tabagismo podem ser tratados satisfatoriamente. Por fim a acupuntura tem sido largamente utilizada para tratar a ansiedade e as doenças mentais, produzindo a melhora dos sintomas e a dependência das medicações.

Para saber se os sintomas de uma doença podem ser aliviados com acupuntura, o ideal é passar por uma consulta com um médico especialista que conhece os dois aspectos da medicina , ou seja, a oriental e a contemporânea.

×
WhatsApp chat