Microfisioterapia

Saúde e bem-estar através das mãos

A Microfisioterapia é uma técnica manual da fisioterapia que identifica no corpo a causa primária da doença e estimula sua auto-cura. Trata casos de depressão, enxaquecas e outros problemas.

A Microfisioterapia ou, do Francês, Microkinesitherapie, é uma técnica manual da fisioterapia que consiste em identificar no corpo a causa primária de um sintoma ou doença e, a partir disso, estimular a sua auto-cura, fazendo com que o corpo reconheça o agressor (trauma) e desencadeie a eliminação do mesmo. Quando o sistema imunológico não consegue eliminar tal agressor, surgem as cicatrizes patológicas que ficarão na memória do tecido e atrapalharão o funcionamento das células nos vários tecidos e / ou órgãos do corpo.

A técnica tem seus princípios semelhantes aos da homeopatia, pois seguem duas leis principais: a cura pela similitude (semelhante cura o semelhante) e pelo infinitesimal (palpação mínima, medicamento diluído).

O terapeuta através da micropalpação, procura no corpo do paciente o local onde foram instaladas as cicatrizes celulares (memórias), as quais provocarão os sintomas.

Quando encontrados os “traumas”, estimula-se manualmente com atos que simulam a agressão e desencadeiam o processo de auto-correção, restabelecendo as funções do organismo, eliminando as doenças e promovendo a saúde.

A Microfisioterapia pode ser aplicada a todos os indivíduos em todas as idades, com objetivo terapêutico ou não. Sendo o tratamento preventivo ou curativo, a fim de promover a saúde e o bem-estar. As indicações são:

• alergias

• enxaquecas

• depressão

• distúrbios do sono

• distúrbios hormonais

• síndrome do pânico

• alteração no funcionamento dos órgãos
(constipação, azia, etc.)

• traumas emocionais
(perdas, abandonos, separações, etc.)

• dores físicas
(lombalgias, ciatalgias, cervicalgias, etc.)

• traumas físicos
(entorses, contusões, luxações, acidentes, etc.)

• ansiedade

• fobias / medos

• problemas escolares

• falta de atenção e concentração

• hiperatividade

• agressividade

• problemas urogenitais

• prevenção de doenças

É indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade. A Microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos. Não se opõe a Medicina ou a Fisioterapia, atuando de forma preventiva ou curativa.