Dor no ombro. Você tem?

Dor no ombro… Você tem?

A dor no ombro é umas das queixas mais comuns na população em geral, afetando principalmente mulheres. Dentre as possíveis causas de dor no ombro, destaca-se a fraqueza e incoordenação dos músculos estabilizadores da cintura escapular, rompimentos de tendões, síndrome do impacto, bursites, tendinites, peritendinites, artrose e muitas outras patologias, que podem ser degenerativas ou por instabilidades…

Como tratamento da dor no ombro, a fisioterapia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e restaurar a função membro acometido. Existem várias modalidades que podem ser utilizadas para esse tratamento, tais como: terapia manual, osteopatia, RPG e terapia com exercícios, dentre eles o Pilates.

O controle e ativação dos músculos da região escapular, são fundamentais para as atividades que envolvem o membro superior. Esses músculos são os músculos do manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio.

A ativação correta desses músculos, gera um equilíbrio entre ossos, articulações e músculos, o que corrige padrões de movimentos errados, prevenindo e reabilitando lesões.

Se houver o rompimento de algum desses músculos, algumas condutas poderão ser tomadas, dependendo da idade do paciente, da gravidade da lesão e do prognóstico. Pode-se ter indicação cirúrgica ou não.

Um programa de exercícios com o método Pilates, pode ser elaborado, e, a partir daí fazer um tratamento juntamente com as técnicas de terapia manual para melhorar a funcionalidade do membro, independente da conduta médica escolhida.

Você também vai gostar...

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
WhatsApp chat