Pilates e Treino de Core muscular

Pilates e Treino de Core muscular: saúde e desempenho

Fts. Fernanda Bulgareli Beldi e Jaqueline T. Scarelli Martin

Muito aclamado nos dias de hoje, os treinos de core muscular estão fazendo parte das academias e de muitas aulas de personal trainner, porém essa modalidade de treino não é novidade no Studio de Pilates.

Mas o que é core? É a palavra inglesa que significa “núcleo” e no caso define um conjunto de músculos no centro do nosso corpo que são freqüentemente ativados para estabilizar a nossa postura e garantir que os músculos que estão participando do movimento, qualquer que seja ele, façam o seu melhor desempenho.

O conceito de core, apesar de validado por pesquisas modernas em biomecânica não é novo, uma vez que o método Pilates sempre primou pelo seu desenvolvimento e treinamento.

Algumas vezes chamado de Power house (casa de força, de onde a força do movimento provém) o conjunto dos músculos abdominais (reto, oblíquos e transversos), a musculatura da coluna e da região do quadril são enfatizados em todo o treino de pilates, seja ele com qualquer fim.

O criador do método, Josepf Pilates, acreditava que deste núcleo muscular provem toda a força do indivíduo e que os movimentos deveriam começar sempre com a estabilidade dessas estruturas. A premissa dele estava correta e hoje é comprovada, sendo comprovado, inclusive que movimentos do membro superior, que é uma região não diretamente ligada com o core, perdem eficiência em até 28% sem a ação desse núcleo muscular.

Por esse treino e conhecimento o método Pilates tem sido o escolhido para treinar o core muscular, trazendo melhor desempenho para atletas de diferentes níveis de treinamento e segurança e saúde para os indivíduos comuns, por criar uma base segura no núcleo do indivíduo, protegendo a coluna e auxiliando a fluidez dos movimentos.

Na PhysioSaúde os profissionais são qualificados no método Pilates e direcionam o treino de modo adequado para qualquer nível de aluno, do atleta até mesmo ao aluno que possui problemas de dor ou postura. A clinica possui serviços que podem dar suporte a essas condições específicas, como o RPG, a Fisioterapia Convencional, Terapia Manual e até mesmo Acupuntura.

Venha até a clinica e comece seu treino com a gente!

Você também vai gostar...

Pilates

setembro 01, 2017

O método Pilates

agosto 06, 2017

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
WhatsApp chat