Causas da má postura

O homem é o único animal que tem a bipedestação completa, ou seja, anda com os dois pés. Isso acarreta uma série de problemas e compensações que gerarão posturas inadequadas e dores.

Hoje em dia, tem se falado muito sobre a postura ideal. Mas o conceito de postura tem mudado bastante. É muito comum, os pacientes chegarem no consultório, com a queixa de má postura. Muitos buscam uma coluna retificada, sem as curvas fisiológicas e querem manter-se com os ombros excessivamente para trás, achando que esse seria o padrão de boa postura. Porém, ficam admirados ao saber que a postura ideal é aquela que mantém as curvas fisiológicas, com ombros relaxados e sem tensão. Um corpo harmônico e sem dores, ou seja, uma postura que busca o equilíbrio todo o tempo, gastando pouca energia.

Já sabemos que a postura estática não existe, o que existe é a postura dinâmica, que nos permite andar, sentar, fazer todas nossas atividades de vida diária, com conforto e economia.

Para tanto, alguns sistemas do nosso corpo, trabalham o tempo todo para conseguir a manutenção dessa postura. Existe um sistema de informações que permite analisar esses estímulos e produzir uma ação muscular (Sistema Tônico Postural) para se manter em equilíbrio.

Alguns desses sistemas são os captores podais (pés), captores oculares (olhos), a oclusão da mandíbula também se encontra nesse processo.

Pensando nisso, se o Sistema Tônico Postural não está equilibrado, vai gerar várias compensações. Os receptores sensoriais quando desregulados, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias como: hérnias discais, artroses, dores na coluna vertebral (cervicais, dorsais, lombares e sacrais), nevralgias, cervicobraquialgias, ciáticas; dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés); deformações na coluna (cifose, escoliose, hiperlordose); patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites); além de cefaleias, vertigens, problemas de aprendizagem…

Várias técnicas podem corrigir essas compensações, dentre elas estão, a Reeducação Postural Global (RPG), a Osteopatia e também o Pilates. Para saber qual é o tratamento ideal para cada caso, procure um fisioterapeuta especializado.

Na PhysioSaúde, temos todas essas especialidades. Agende sua avaliação!

Você também vai gostar...

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
WhatsApp chat