Paciente com dor: qual atividade indicada?

Presente em algum momento na vida das pessoas, a dor é algo que incomoda e muitas vezes impede o ser humano de levar uma rotina normal.

É muito comum o paciente que tem muita dor após passar por um médico e ser orientado para fazer:  Fisioterapia, Hidroterapia, Pilates, RPG ou Terapia Manual. E agora, qual optar?

A orientação é ir até profissionais como no caso, a Physiosaúde para entender que dor é essa, onde está, quando começou, e principalmente qual processo que possa ter ocasionado essa dor.

Entendo essas questões parte-se para compreender qual fase a dor está. Por exemplo: se for aguda, ela pode ter começado recentemente, se ocorre às vezes (fase subaguda) ou se ocorre há anos (dor crônica) para que então possa ser optado o que fazer para aquele caso.

“Se ele estiver com muita dor não adianta colocar ele para fazer Pilates. É preciso controlar a dor, relaxando a musculatura e descomprimir a articulação pressionada. Por exemplo, uma hérnia de disco é necessário descomprimir a lombar, soltar o feixe nervoso”, explica a fisioterapeuta Fernanda Beldi.

Feito isso, ela explica que são trabalhadas todas as regiões próximas, para que quando então esse paciente melhore até possa ir ao Pilates. Jamais deve ocorrer desse paciente muita dor ir direto para o estúdio, é preciso tratar dele antes.

“Ajudamos o paciente a identificar qual sua fase e o que ele deve fazer. Se for a fase aguda vamos restabelecer a função, melhorar a biomecânica do corpo e trazer um bem estar! Só então poderá partir para o Pilates, mas tudo bem leve, sem exageros”, salienta a fisioterapeuta Jaqueline Martin.

Ela explica que posteriormente o paciente fará alongamento, que jamais deve ocorrer na fase de dor, só quando ele estiver se restabelecendo.

“O Pilates então será bem direcionado para o que essa pessoa faz. Se é uma dona de casa vai ser de uma forma, se a pessoa trabalha sentada será de outra. Trabalharemos mais os músculos usados no dia a dia”, finaliza.

Você também vai gostar...

Cuide de seus joelhos agora!

outubro 24, 2019

Causas da má postura

outubro 07, 2019

Homem e o Pilates sim!

agosto 22, 2019

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
WhatsApp chat